Rua Aquidauana, 28 - Vila Sulmat - Dourados / MS
(67) 3421-3777 / 99938-1008 / 9993-84796 / 9983-89908

Fiat anuncia motor 2.2 turbodiesel de 200 cv, da Rampage, para a Toro; preços partem R$ 206.990

03/02/2025 - 16:06 - Mário Salgado - Foto: Fiat - Fotos: Qual valor será da Toro 2.2?

Quem aí duvidava disso? Todos sabemos que Fiat Toro e RAM Rampage são quase irmãs. Sendo assim, já que uma acabou de ganhar um novo e moderno motor 2.2 turbodiesel de 200 cavalos, claro que a outra também seria agraciada com o mesmo "mimo". A marca italiana só não detalhou a data da apresentação dessa novidade.

Os preços e versões ficaram assim:
Fiat Toro Volcano 2.2 diesel: R$ 206.990

Fiat Toro Ranch 2.2 diesel: R$ 224.990

As versões Volcano e Ranch terão essa motorização. Com o novo motor Multijet 2.2 Turbodiesel, a Fiat Toro passa a ter 200 cv de potência e 450 Nm de torque, um ganho de 18% na potência e 29% no torque.  Este incremento proporciona maior desempenho em todos os tipos de terrenos e oferece uma experiencia de dirigir única, podendo andar a 120km/h em uma rotação abaixo de 1500 rpm, mais conforto, economia e prazer ao dirigir.   

O que já sabemos dessa mecânica?

Na Rampage esse motor equipa a nova versão Big Horn, fazendo alusão à versão topo de linha da RAM 3500, Long Horn. E com certeza a picape da Fiat virá até com os mesmos "mimos" tecnológicos presentes na Rampage. O motor, desenvolvido globalmente e preparado especificamente para as necessidades do Brasil, possui a configuração de 4 cilindros em linha 16V e 2.184 cm³, que entrega 200 cv de potência a 3.500 rpm e 450 Nm (45,9 kgfm) de torque a 1.500 rpm. Tais números se traduzem em potência e força entregues nos primeiros instantes de aceleração e resultam em mais agilidade no dia a dia e em ultrapassagens seguras nas rodovias: a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em menos de 10 segundos, enquanto as retomadas de 60 a 100 km/h e 80 a 120 km/h são feitas em 6,4 e 8,0 segundos, respectivamente. 

Quando o assunto é eficiência, o novo motor trabalha em conjunto com o câmbio automático de nove marchas, com um diferencial 14% mais longo na linha 2025 da Rampage. O resultado pode ser visto no consumo de combustível, que pode chegar a 10,6 km/l no uso urbano e 13,3 km/l em rodovias. Tais números levaram a Rampage 2.2 Turbodiesel a receber a nota máxima "A" no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). Assim como nas demais versões, a tração 4x4 Auto, que distribui automaticamente a força para os dois eixos e conta com modo reduzida, é item de série, além do assistente de descida em rampa (HDC – Hill Descent Control). 

Externamente, a Rampage Big Horn se diferencia das demais versões pela grade exclusiva, com bordas cromadas e aletas preto brilhante, que destacam o logo RAM cromado na parte superior da mesma, além das rodas de liga leve de 17", com pneus 235/65. Os cromados também estão presentes nas molduras das janelas, nos espelhos retrovisores e no para-choque traseiro, equipado com sensores de estacionamento que trabalham em conjunto com a câmera de ré de alta definição. O sistema de iluminação é full LED, incluindo os faróis de neblina, que contam com a função cornering para uma iluminação mais precisa em curvas. A caçamba de 980 litros oferece revestimento interno, iluminação interna de LED e capota marítima como item de série. A tampa traseira, com trava elétrica e amortecimento, pode ser aberta remotamente através da chave presencial.  

Internamente, a versão Big Horn apresenta o requinte e a tecnologia comum a todas as picapes Ram. A Rampage Big Horn possui quadro de instrumentos digital de 10,3 polegadas e a central multimídia com tela de 12,3 polegadas é sensível ao toque e compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além de possuir sistema de navegação embarcado e permitir conexão simultânea para até dois smartphones. Durante a utilização dos recursos de conectividade é possível carregar a bateria do smartphone através do carregador por indução refrigerado ou em uma das seis portas USB espalhadas pela cabine, sendo três do tipo C para carregamento rápido.  

Em relação ao conforto, a nova versão da Rampage possui ar-condicionado digital de duas zonas com saídas de ar para os ocupantes do banco traseiro, freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold e chave presencial com partida remota. Os bancos, revestidos em tecido e forração premium, são na cor preta. O painel de instrumentos e os de porta são macios ao toque e também contam com forração premium. O volante multifuncional tem revestimento premium, borboletas para troca de marcha e permite navegar entre as informações do quadro de instrumentos.  

Quando o tema é segurança, a Big Horn também possui uma lista extensa de itens de série: são seis airbags (dianteiros, laterais dianteiros e de cortina, que cobrem toda a lateral da cabine); piloto automático; limitador de velocidade; controles de estabilidade, de tração e de mitigação de rolagem da carroceria; sistema de monitoramento da pressão dos pneus; e freios a disco ventilados nas 4 rodas com ABS e EBD.  

Por fim, a Rampage Big Horn 2025 também recebe o Ram Connect, a plataforma de serviços conectados da Ram. Através de um aplicativo no smartphone ou smartwatch é possível consultar remotamente informações sobre a picape, como quilometragem até a próxima revisão, pressão dos pneus e nível de combustível, além de enviar comandos remotos como dar a partida no motor, por exemplo. O serviço é gratuito no primeiro ano e disponibiliza um pacote de segurança que inclui, entre outros recursos, alerta em caso de tentativa de furto com assistência para recuperação e socorro 24 horas para emergências. O Ram Connect permite ainda que a picape transforme-se em um ponto de Wi-Fi para até oito dispositivos.